Medicina Dentária
A Medicina Dentária é a área responsável por todos os elementos relacionados à saúde oral. Pela prevenção, diagnóstico e tratamento de todas as doenças que afectam os dentes, as gengivas e a mucosa oral, é conseguida a reabilitação da estética e funções dentárias.
Ortodondia
Cirurgia Oral
Odontopediatria
Periodontologia
Implantologia
Ortodondia Cirurgia Oral Odontopediatria Periodontologia Implantologia
Ortodontia
A ortodontia é a área da Medicina Dentária que se dedica à prevenção, intercepção e correcção da posição dentária e esquelética. O objetivo principal do tratamento ortodôntico é obter a melhor adaptação e proporção entre as estruturas maxilares e faciais, assim como uma oclusão funcional e estética.
Implantologia
A implantologia é a área cirúrgica da Medicina Dentária que se dedica à substituição de uma ou mais peças dentárias perdidas por peças protéticas fixas. Os implantes são dispositivos colocados na sua maxila ou mandíbula, capazes de suportar dentes fixos ou estabilizar próteses removíveis. Possuem uma elevada taxa de sucesso e são capazes de lhe devolver a sua capacidade de mastigação, aumentar a sua auto confiança, conforto e vontade de sorrir.
Odontopediatria
A odontopediatria é a especialidade da Medicina Dentária responsável pela saúde oral das crianças. A saúde oral das crianças tem um impacto importante no desenvolvimento de problemas durante a vida adulta. Desta forma, recomenda-se uma primeira visita ao odontopediatra quando os primeiros dentes decíduos estiverem a erupcionar, assim como uma vigilância posterior de forma regular.
Cirurgia Oral
A cirurgia oral é a área da Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico de alterações, lesões e patologias da cavidade oral e estruturas anexas como a língua, lábios ou glândulas salivares.
Periodontologia
A periodontologia é a área da Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças que afectam os tecidos de suporte dos dentes, como a gengiva, o osso alveolar e o ligamento periodontal. A doença periodontal afecta cerca de 65% dos pacientes adultos sendo o seu diagnóstico muitas vezes tardio pela ausência de sintomas. As patologias periodontais mais comuns são a gengivite e a periodontite.
Endodontia
O tratamento endodôntico, vulgarmente conhecido por desvitalização, consiste na remoção do tecido pulpar (nervo) do dente, na desinfecção da superfície interna do dente e no seu preenchimento com materiais biocompatíveis e próprios. Este tratamento garantirá a longevidade e a preservação do seu dente.
